História do Esporte
O homem está interligado e correlacionado ao esporte desde os
primatas, quando fugiam de animais predadores, lutavam por áreas e regiões e
disputavam domínios no início das coletividades. Acredita-se que depois da
alimentação, a mais antiga forma de atividade humana é a que hoje se conhece
por esporte.
Mas a prática desportiva teve início remoto, onde já havia
monumentos de vários estilos dos antigos egípcios, babilônios, assírios e
hebreus com cenas de luta, jogos de bola, natação, acrobacias e danças. Entre
os egípcios, a luta corpo-a-corpo e com espadas surgiram por volta de 2.700
a.C. e eram exercícios com fins militares. Os outros jogos tinham caráter
religioso. Campeonatos, torneios, olimpíadas, recordes, títulos, medalhas,
torcidas e comemorações. A aura mítica do esporte e seus heróis - os atletas -
fazem parte do dia-dia de bilhões de pessoas ao redor do planeta. As disputas
esportivas têm o poder de colocar países inteiros em compasso de espera. O
Brasil pára para ver os jogos da seleção na Copa do Mundo e o mesmo se repete
na Argentina, na Inglaterra ou na Itália. Nações dos cinco continentes
acompanham as transmissões de provas e partidas dos Jogos Olímpicos, mesmo que
seus esportistas não tenham qualquer chance de vitória. A longa história do
esporte ajuda a entender como um fenômeno surgido há milênios se perpetuou no
imaginário do homem. Inicialmente, a prática esportiva está ligada aos
exércitos e às guerras. Aprimorar e desenvolver a força física do soldado, além
de significar mais chances de vitória nas batalhas, serve para demonstrar a
superioridade de um povo.
Na China desenvolveu-se o Kung-fu há mais ou menos 5 mil anos.
Acredita-se que foram os gregos e os persas os pioneiros na sistematização da
prática do esporte.
A luta corpo-a-corpo e com espadas. Arqueólogos encontraram
monumentos de babilônios, assírios e hebreus com representações de jogos com
bola, natação, acrobacia e danças. Os gregos foram o primeiro povo europeu a
atingir alto grau de civilização. A Educação Física, assim como a Filosofia, a
Lógica, a Arquitetura e as artes em geral, está entre as principais heranças
por eles deixadas ao mundo moderno. Mas é na Grécia Antiga que o esporte passa
a ocupar um lugar de destaque na sociedade. A Educação Física deixa o campo
militar e se torna motivo de distinção social. A prática esportiva é a única
atividade que, mesmo gerando suor, causa orgulho nos cidadãos. O trabalho, por
exemplo, cabe ao escravo e não confere prestígio aos homens livres. O filósofo
Sócrates registra a importância do esporte para a sociedade da época:
"Nenhum cidadão tem o direito de ser um amador na matéria de adestramento
físico, sendo parte de seu ofício, como cidadão, manter-se em boas condições,
pronto para servir ao Estado sempre que preciso. Além disso, que desgraça é
para o homem envelhecer sem nunca ter visto a beleza e sem ter conhecido a
força de que seu corpo é capaz de produzir". Escavações feitas na Grécia
revelaram que, por volta de 2.500 a.C., os micênios (povo que vivia na região)
haviam formado uma civilização em que se cultivavam tanto as artes como os jogos.
Conta-se no livro VIII da Odisséia que Ulisses, ao ser desafiado pelos
lutadores e atletas do rei Alcino, lançou um peso maior que os convencionais
neste tipo de competição a uma distância nunca alcançada mesmo com pesos
normais.
Tanto Aristóteles como Hipócrates escreveram reconhecendo o
valor dos exercícios físicos, chegando até a achar que a educação do corpo
deveria preceder a do intelecto.
O esporte ocupava lugar de destaque entre espartanos e
atenienses. Na Idade Média, com o crescimento da força do Cristianismo, que
pregava mais a purificação da alma do que a do corpo, o esporte entrou em uma
fase de estagnação, pois foi um período de guerras e conquistas. Na Renascença
(século XVI e XVII), com o surgimento do Humanismo, a Educação Física foi revivida.
Com a conquista da Grécia Antiga pelos romanos, em 456 a.C, os jogos olímpicos
entram em declínio. A proposta de integrar os cidadãos em competições marcadas
pela cordialidade cede espaço a disputas cada vez mais violentas. A última
Olimpíada da Era Antiga acontece em 393 d.C, quando o imperador romano Teodósio
I proíbe a realização de festas para adoração de deuses.
A partir do século IV, passando por toda a Idade Média, o
esporte vive um período de estagnação, principalmente no Ocidente. O cristianismo
prega a purificação da alma; o corpo, colocado em segundo plano, serve mais às
penitências do que ao desenvolvimento de aptidões esportivas. A Educação
Física, pelo menos na perspectiva adotada na Grécia antiga, desaparece ou é
praticada de forma isolada por pequenos grupos.
A retomada do esporte se dá lentamente. O Humanismo, nos séculos
XVI e XVII, redescobre a importância a atividade física. As bases dos conceitos
modernos de esporte surgem na Europa do século XVIII, quando a Educação Física
volta a ser sistematizada. No século seguinte, em Oxford (Inglaterra), se dá a
reforma dos conceitos desportivos, com a definição das regras para os jogos. A
padronização dos regulamentos das disputas favorece a internacionalização do
esporte. No fim do século XIX, há três linhas doutrinárias de atividade física:
a ginástica nacionalista (alemã), que valoriza aspectos ligados ao patriotismo
e à ordem; a ginástica médica (sueca), voltada para fins terapêuticos e
preventivos; e o movimento do esporte (inglês), que introduz a concepção
moderna de esporte e impulsiona a restauração do movimento olímpico, com o
barão Pierre de Coubertin. Esta última linha prevalece e leva à realização da
primeira Olimpíada da Era Moderna em 1896, em Atenas.
A primeira metade do século passado é marcada por um
desenvolvimento lento do esporte. Duas guerras mundiais (1914/1918 e
1939/1945), a revolução comunista de 1917, o crack da Bolsa de Nova York em
1929 criam dificuldades em escala planetária para o treinamento de atletas, a
realização de competições e viagens das equipes. Por causa das guerras
mundiais, três edições dos Jogos Olímpicos foram canceladas - 1912, 1940 e
1944. Neste quadro de relativo marasmo, a Associação Cristã de Moços (ACM) se
destaca nos Estados Unidos, criando novas modalidades esportivas - como o
basquete e o vôlei - ou inovando com as concepções pioneiras de ginástica de
conservação. Na segunda metade do século XX, notadamente entre 1950 e 1990, o
esporte é sacudido por uma nova realidade. A concepção do "Ideário Olímpico"
e sua máxima de "o importante é competir" saem de cena. A Guerra Fria
estimula o uso ideológico do esporte, colocando em segundo plano o fair play. A
simples prática esportiva deixa de ser relevante, pois o que importa é o rendimento,
o resultado. Inicia-se um rápido processo de profissionalização dos atletas,
alçados à condição de estrelas da mídia e heróis nacionais. A corrida em busca
de recordes e títulos faz com que organismos internacionais lancem manifestos
denunciando a exacerbação da competição e alertando os governos para as novas
responsabilidades do Estado no que se refere às atividades físicas. Os textos
destacam a necessidade de garantir à população em geral - e não apenas aos
atletas - condições que levem à democratização do esporte.
A última década do século passado revela a aceleração das
mudanças na prática esportiva. Consolida-se a idéia de esporte como direito de
todos. Grupos até então pouco atendidos na questão da atividade física ganham
mais atenção. Dois exemplos de tal transformação são a terceira idade e a
pessoa portadora de deficiência. Amplia-se o próprio conceito de esporte,
desmembrado em esporte-participação (lazer) e esporte de rendimento
(competição). O papel do Estado também se altera. Ele deixa de apenas tutelar as
atividades esportivas. Passa a investir em recursos humanos e científicos. Além
disso, no campo do alto rendimento, dá atenção especial às questões éticas,
como o combate ao doping. No caso do esporte de alto rendimento, percebe-se o
avanço da lógica mercantilista. Provas, partidas e torneios são espetáculos;
atletas, produtos em exibição. Equipes de futebol, atletismo, vôlei ou basquete
funcionam como uma espécie de grande companhia artística, com astros (atletas)
milionários e shows (partidas ou provas) que mobilizam a mídia e o público.
Estimuladas pela cobertura das TVs, novas modalidades ganham importância. Os
chamados esportes radicais (surfe, skate, kitesurfe, bicicross, motocross,
entre outros) proporcionam imagens de impacto e conquistam novos fãs a cada
dia. Além disso, multiplicam-se os "esportes-filhotes", derivações de
modalidades amplamente difundidas. Vôlei de praia, futsal e beach soccer são
alguns exemplos do fenômeno.
No século XVIII é quando surgem as bases dos conceitos modernos
do esporte de hoje. Até o Século XIX, porém, tudo o que se entendia como
esporte era a Educação Física sistematizada. Foi quando em Oxford, na
Inglaterra, iniciou-se o processo de reforma estrutural dos conceitos
desportivos, surgindo então as primeiras regras definidas de jogos. Logo
depois, houve a internacionalização deste conceito, quando nasceu
definitivamente o esporte moderno.
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