sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sistem Muscular


  O sistema muscular

Músculos esqueléticos: 
      Os músculos esqueléticos são órgão compacto, que tem a capacidade de se contraírem, e são encontrados unidos com as estruturas ósseas, são constituídas por dois tipos de tecidos: O conjuntivo e o muscular.  O tecido conjuntivo está presente em quase todos os órgãos e sistemas do corpo, e tem proteção nos tecidos mais especializados, já o tecido muscular é formado pelo agrupamento de inúmeras fibras musculares, são elementos finos e longos com facilidade de se contraírem.

      Entre os 10 e os 100 micrómetros e um comprimento muito variável, são fibras musculares que tem uma espessura média. Estas fibras de, que podem superar os 40 cm, são revestidas por uma bainha muito fina de tecido.
   O conjunto denominado, endonísio, encontrando-se agrupados em grupos, denominados feixes musculares. Que, estes feixes encontram-se igualmente por uma camada de tecido conjunto, que são com vários milímetros de espessura, que se fez a denominação de perimésco, por vez num grupo mais carnoso que constituí o músculo propriamente dito, que forma o tecido conjuntivo. Epimísio, que é encarregado da sua união e que os protege dos atritos. Nesses conjuntos, são originado o fenômeno da contração. 


Fibras musculares:


       Essas fibras musculares têm algumas características próprias das células, que se definem por uma membrana celular, que é designada SARCOLEMA; constituídas por organitos, as mitocôndrias, o reticulo endoplasmático, que são funções de energia e produção de proteínas.
Uma das características mais importantes das fibras é o facto de terem mais do que um núcleo, e o resto das células possuem apenas um núcleo, que é composta por centenas ou até mesmo milhares de núcleos. Mas, a característica mais importante das fibras musculares é o facto de serem sulcadas por centenas ou milhares de finas miofibrilhas, desposta ao longo de toda a célula. A estrutura miofibrilhas é muito complexa. Tipos de músculos: são três, Liso, estriado e cardíaco.
Está presente em diversos órgãos internos, (tubo digestivo, bexiga, útero, etc) e também na parede dos vasos sanguíneos. As células musculares lisa são: uni celulares e os filamentos de actina e miosina se dispõe em hélice em seu interior, sem formas sem padrões estriado como o tecido muscular cardíaco.
Apresenta, sobre microscópio faixa alternadas transversais, claras e escuras. Essa estraição resulta do arranjo regular de microfilamentos formados por proteínas actina e miosina, responsáveis pela contração muscular. A célula estraida chamada fibra muscular, possui inúmeros núcleos e pode atingir comprimentos que vão 1 mm à 60 cm.
Está presente somente no coração. Suas células são unicelulares e tem contração involuntária. Ao microscópio apresenta estraições transversões.

Musculo em movimento:


     O aparelho locomotor age como um sistema de alavancas, que os músculos se encarregam de imprimir a força. A semelhança do que acontece em qualquer sistema de alavancas, o sistema constituído pelo aparelho locomotor do organismo humano, é controlado pelas leis físicas relativas à força, resistência e movimento.
Este fenómeno, designado contração isométrica, que é responsável pelo tónus muscular, que mantém o equilíbrio de todo o corpo e dos segmentos corporais nas várias posições.

Os tendões:


     Os tendões são estruturas longas e resistentes que proporcionam a união dos músculos aos ossos e a outros tecidos mais ou menos sólidos. Por outro lado, existem alguns pequenos músculos que não possuem tendões, pois estão unidos aos ossos, cartilagens, ligamentos ou outras estruturas.

    Os tendões são constituídos por tecido conjuntivo e os seus componentes fundamentais são as fibras de colagênio, particularmente elásticas e resistentes. A forma dos tendões é variada: embora a maioria seja longa, alguns são planos e outros arredondados.

1º A -  Juliana Souza, Marta Amorim, Roberta Lopes e Yara Hellen

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário